sábado, setembro 04, 2010

Domvs Egitanae - Declaração de Princípios


Traduzido à letra DOMVS EGITANAE será qualquer coisa como, a Casa da Egitânia.

Contudo, EGITANAE tem simbolicamente um significado próprio e quem sabe original, na medida em que foi fruto de uma casual abstracção, na qual foram de certa maneira fundidas duas palavras: Egitânia e “Ataegina”. Esta última palavra refere-se a uma Deusa Lusitana. Aconteceu que o som da segunda sílaba da palavra “Ataegina”, ou seja, “tae”, adaptou-se à palavra Egitânia, dando resultado à palavra EGITANAE. Na verdade, EGITANAE surgiu devido à sua bela sonoridade, pelo que, esta palavra não tem um significado preciso, visto que a intenção, não foi a invenção de um neologismo. Todavia, EGITANAE passou não só a ter o mesmo significado que Egitânia, porque é esse o intento que se pretendeu alcançar, como também, passou a traduzir uma visão próspera e inovadora que se anseia para a antiga região romana.

Actualmente, a Egitânia compreende os concelhos de Penamacor, Idanha-a-Nova e Castelo Branco, os quais serão a nossa área de acção.

Por sua vez, DOMVS, literalmente significa casa, ou seja, a casa onde se faz a justiça e que prima pela ausência de hipocrisia.

Algumas terras egitanas têm nos seus centros um pelourinho, no caso da freguesia mais importante no aspecto histórico do concelho de Penamacor, a Bemposta, o pelourinho situa-se em frente à DOMVS Municipalis. Desde já, o pelourinho deverá ser a simbologia máxima da associação por todo o seu enorme significado histórico e cultural que representa; poder, honestidade, subtileza, justiça e beleza.

A DOMVS EGITANAE, tem a sua sede na Bemposta, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco.

Apesar de juridicamente a DOMVS EGITANAE denominar-se como associação juvenil, ela pretende ser muito mais que isso. É dirigida para os jovens e dos jovens egitanos para a sociedade em geral.

A criatividade e a irreverência deverão ser factores determinantes para a consumação dos nossos objectivos, que passarão pelo preenchimento de acções ausentes na sociedade e pela melhoria significativa dos acontecimentos já realizados.

A título de exemplo, a realização de concertos, colóquios, eventos, feiras, encontros e publicação de informação serão com certeza medidas a tomar.

A integração europeia também não poderá ser descuidada, e essa será uma das grandes prioridades da associação.

O encontro entre as várias culturas europeias e a cultura "egitana" será muito importante para a promoção e divulgação da Egitânia além fronteiras, podendo melhorar o nosso panorama educacional, cultural ou económico.

Bemposta, 21 de Janeiro de 2002

Sem comentários: