A Associação Domvs Egitanae com poucos meses de existência e reunindo no seu seio jovens dos concelhos de Penamacor, Idanha-a-Nova e Castelo Branco, avança já com a sua primeira iniciativa. Trata-se de “O Poder das Regiões”, nome do colóquio que junta este sábado, dia 15, na Casa do Povo de Penamacor nomes como Domingos Torrão, que vai falar das vias de desenvolvimento para Penamacor, Álvaro Rocha, que escolheu o turismo como tema, Francisco Abreu que irá abordar o tema do associativismo juvenil e o reitor da Universidade Lusíada, Martins da Cruz que foi convidado para encerrar os trabalhos, entre outros convidados.
As confirmações deixam satisfeita a direcção da associação presidida por Bruno Caldeira, um jovem natural da Bemposta, a freguesia mais pequena e desertificada do concelho de Penamacor, de onde são também naturais grande parte dos membros da direcção. Apesar disso, a associação ainda não tem uma sede, que em princípio ficaria instalada na freguesia.
A direcção pediu à Junta de Freguesia local um espaço na Casa do Povo, mas até agora não obteve resposta. Sendo assim, a sede da associação que quer trabalhar pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor está para já instalada na Grande Lisboa onde vive e trabalha Bruno Caldeira.
O colóquio deste sábado é a primeira grande iniciativa da nova associação, mas não é a primeira actividade, uma vez que já foram organizadas exposições de pinturas e fotografia.
in jornal “Reconquista” de 14 de Março de 2003
Sem comentários:
Enviar um comentário